IME - Clínica Cidadã

Saúde de qualidade ao alcance de todos!

Médico de família

A Medicina de Família e Comunidade é considerada internacionalmente a especialidade que pode, partindo de um primeiro contato, cuidar de forma longitudinal, integral e coordenada da saúde de uma pessoa.

O médico de família e comunidade referencia o paciente quando não consegue resolver algum problema, cabendo a ele, também, a coordenação da atenção prestada pelos outros níveis. Segundo diversos estudos, o manejo adequado de 50 diagnósticos resolve mais da metade dos casos apresentados pela população de uma determinada região.

Embora freqüentes, esses diagnósticos nem sempre são de fácil manejo e exigem muitas vezes alto grau de complexidade para serem solucionados, mesmo com baixa densidade tecnológica. Mas, sem os outros níveis trabalhando de forma integrada, a Medicina de Família e Comunidade não se sustenta e vice-versa.

MEDICOFAMILIA

Atendimento realizados pelos médicos de familia:

• Pré-natal de baixo risco;
  • Puericultura ( crianças de 0-2 anos, acompanhamento de vacinas , crescimento, amamentação,alimentação complementar, e patologias mais comuns da faixa etaria);
  • Pediatria geral/ incluindo atendimento de adolescentes
  • Saúde da mulher/ginecologia ( coleta de papanicolau e orientação de anticoncepção/patologias mais comuns da mulher em idade fertil e climaterio)
  • Clinica medica ( acompanhamento de pacientes com hipertensao/diabetes/doenças da tireoide e outras)
  • Transtornos psiquiatricos mais comuns: depressao e ansiedade