IME - Clínica Cidadã

Saúde de qualidade ao alcance de todos!

Exames e cirurgias

O IME – Clínica Cidadã oferece mais de 2 MIL tipos de exames laboratoriais e de imagem. Todos com até 70% de desconto.

Exames Laboratoriais

É um conjunto de exames e testes realizados a pedido do médico, realizados em laboratórios de análise clínica, visando um diagnóstico ou confirmação para uma patologia ou para um check-up(exame de rotina). Mapeamento de retina Topografia de córnea Campo visual

Tomografia Computadorizada

É um exame complementar de diagnóstico por imagem, que consiste numa imagem que representa uma secção do corpo. É obtida através do processamento por computador de informação recolhida após expor o corpo a uma sucessão de raios X.

Ecocardiograma

É um exame que abrange os métodos de diagnóstico da estrutura e do funcionamento do coração baseados no uso de ultrassom. Este exame é frequentemente empregado na avaliação dos pacientes com sopro cardíaco, sintomas de palpitação, síncope, falta de ar, dor torácica ou portadores de diversas doenças cardíacas como doenças do músculo cardíaco (infarto do miocárdio, miocardiopatias), insuficiência cardíaca, doenças das valvas, anomalias congênitas, entre outras.

Mapa

É um método de medição automática da pressão arterial realizada através de um dispositivo colocado na cintura do paciente que infla uma bolsa de borracha, chamada de manguito, instalada em seu braço. As medidas da pressão arterial são feitas a cada 15 ou 20 minutos durante o dia e a cada 20 ou 30 minutos no período da noite, sendo este processo semelhante ao realizado durante as consultas médicas. O MAPA deverá ter uma duração mínima de 21 horas.

Audiometria

A audiometria é um exame que avalia a audição e deve ser realizado por um profissional especializado: fonoaudiólogo. O paciente, no interior de uma cabine, é testado para sua audição. O resultado é expresso em um audiograma, que é um gráfico que revela as capacidades auditivas do paciente.

Densitometria Óssea

A densitometria óssea se consagrou como o exame mais moderno e inócuo para o diagnóstico da osteoporose e outras doenças que interfiram na massa óssea. Através desse exame, podemos orientar o tratamento dessas condições, além de predizer o risco de fraturas ósseas. Em alguns casos, o exame também pode ser usado para medir a composição corporal de gordura e massa muscular.

Teste Papanicolau

É o exame que previne câncer de colo uterino. Deve ser realizado em todas as mulheres com vida sexualmente ativa, pelo menos uma vez ao ano. Se o resultado do exame for negativo por três anos seguidos, a mulher pode fazê-lo de 3 em 3 anos.

Ultrassom

Ultrassom é um método diagnóstico que aproveita o eco produzido pelo som para ver em tempo real as reflexões produzidas pelas estruturas e órgãos do organismo.

Campo visual

O exame de Campo Visual é utilizado no diagnóstico e acompanhamento de diversas doenças do nervo óptico,como glaucomo, entre outras.

Raio-X

Exame utilizado para análises das condições dos órgãos internos, pesquisas de fraturas, tratamento de tumores, câncer (ou cancro), doenças ósseas, etc.

Eletrocardiograma

É um exame de saúde na área de cardiologia no qual é feito o registro da variação dos potenciais elétricos gerados pela atividade elétrica do coração.

Teste Ergométrico

O Teste Ergométrico serve para a avaliação ampla do funcionamento cardiovascular, quando submetido a esforço físico gradualmente crescente, em esteira rolante. São observados os sintomas, os comportamentos da frequência cardíaca, da pressão arterial e do eletrocardiograma antes, durante e após o esforço.

Holter

Holter é o registro contínuo do ritmo e da frequência cardíacos no período de 24 horas. É também conhecido como eletrocardiograma de 24 horas. Sua finalidade é detectar alterações do eletrocardiograma durante a atividade diária normal, correlacionando-as a eventuais sintomas relatados pelo cliente.

Impedanciometria

Exame que tem por objetivo realizar a medição tímpano ossicular e do reflexo estapédio. É verificada a função da orelha média através da movimentação da membrana timpânica, o que permite diferenciar as várias patologias existentes. O procedimento é realizado com a utilização de uma sonda na entrada do conduto auditivo externo e é indolor. Duração de 40 a 60 minutos.

Mamografia

A estratégia para a detecção do câncer de mama está baseada em um tripé constituído pelo autoexame das mamas, o exame clínico mamário e a mamografia. Desses, a mamografia é, isoladamente, a ferramenta mais eficaz para a descoberta precoce. Através da mamografia, podemos visibilizar manifestações imperceptíveis no autoexame ou no exame clínico, tais como microcalcificações e nódulos menores que 1 cm. A mamografia é, também, a técnica de imagem indicada para a primeira abordagem na investigação de uma anormalidade mamária palpável.

Cirurgia de Catarata

A cirurgia de catarata é uma operação simples na qual um cirurgião remove a cristalino natural turva do olho e a substitui por uma lente intraocular artificial (LIO). Todo o procedimento, em geral, é feito externamente e dura de 15 a 30 minutos. Os pacientes podem sentir de pouca a nenhuma dor e, normalmente, podem retomar suas atividades normais no dia seguinte.

Ressonância magnética

A ressonância magnética, ou ressonância nuclear magnética (RM), é um método de diagnóstico por imagem que usa ondas de radiofrequência e um forte campo magnético para obter informações detalhadas dos órgãos e tecidos internos do corpo, sem a utilização de radiação ionizante. Esta técnica provou ser muito valiosa para o diagnóstico de uma ampla gama de condições clínicas em todas as partes do corpo.

Mapeamento de retina

Analisa a superfície da retina, permitindo diagnosticar várias doenças oculares, como oclusões vasculares, deslocamento de retina, tumores, hemorragias e outras patologias retinianas, além avaliar o dano ocular causado por doenças sistêmicas como o diabetes e hipertensão arterial. Uma luz é projetada no fundo do olho do paciente de maneira que, através de uma lente, o médico possa observar a imagem refletida. Diferentemente da fundoscopia, é uma exame em que o médico tem uma visão tridimensional do fundo de olho, o que é importante em certas situações.

Outros

Exames / cirurgias