IME - Clínica Cidadã

Saúde de qualidade ao alcance de todos!



IME – Clínica Cidadã é solução alternativa para problemas da saúde pública

IME – Clínica Cidadã é solução alternativa para problemas da saúde pública

Quatro unidades beneficiam centenas de famílias por mês com atendimento multidisciplinar de alto nível, prestado há 18 anos; retornos ultrapassam 70%.

Falta de horários e médicos, filas de espera, atraso e descaso são problemas crônicos da saúde pública no Brasil. Nesse cenário, o IME (Instituto de Medicina Especializada) – Clínica Cidadã representa uma solução alternativa, pois se trata de uma empresa social que oferece atendimento médico-odontológico multidisciplinar de qualidade, a preços acessíveis, em benefício da população de baixa renda de Uberlândia (MG) e de outros 70 municípios vizinhos. Cobra R$ 100 por consulta, com retorno em até 15 dias, sem taxas de adesão nem mensalidades, sendo procurado geralmente quando o paciente é acometido por algum problema de saúde específico ou para medicina preventiva.

Médicos de consultórios particulares dedicam parte de seu tempo a consultas nas duas unidades, com nove salas cada uma. Em outras duas, acontece o atendimento odontológico. Como complemento, o IME firmou parcerias com centros de imagem, laboratórios de análises, que oferecem descontos de até 70% em procedimentos e exames, com a simples apresentação, pelo paciente, da guia de encaminhamento, concedida a ele de forma gratuita.

Criado em 2001, pela oftalmologista Jussara Mendes Lopes Matsuda, o IME conta hoje com um time de mais de 80 médicos, de 30 especialidades, que atendem a centenas de pessoas por mês. Possui uma rede de parceiros, na qual atuam em torno de 150 profissionais da área da saúde, que apoiam a clínica na realização de exames complementares e alguns procedimentos cirúrgicos. O índice de retorno espontâneo é superior a 70%, muitas vezes, para atendimentos em outras especialidades.

Por praticar serviços de qualidade a preço justo e contribuir para a melhoria da saúde na região, o IME foi classificado pelo Prêmio Empreendedor Social, da Fundação Schwab/jornal Folha de S.Paulo, em 2006 (folha.com/empreendedorsocial). A partir de então, sua fundadora passou a integrar a Rede Folha de Empreendedores Socioambientais (http://www1.folha.uol.com.br/empreendedorsocial/2012/03/1069864-rede-folha—o-que-e.shtml) . Recentemente, a Clínica Cidadã tornou-se finalista no desafio Feedback Labs, da organização internacional Ashoka, entre 184 projetos inscritos de várias partes do mundo. O reconhecimento se deu pelo sistema de pesquisa implantado nas salas de espera para receber retorno dos pacientes sobre as consultas e o atendimento da equipe.

Hora marcada, histórico e opinião

Para marcar horário, basta ligar para uma central: (34) 3253-5353 / 3229-8700. Os atendentes usam um programa que garante a distribuição inteligente das salas, evitando espera e subutilização de espaços. O paciente também pode solicitar agendamento pelo site www.clinicacidada.com.br. A informatização do IME permite que o histórico de cada consulta fique registrado online e, assim, pode ser acessado pelos médicos para auxiliar em diagnósticos futuros.

“Por cobrarmos preços compatíveis com a renda dessa parcela da população e termos profissionais de ponta e comprometidos, bons equipamentos e sistema de avaliação com análise pelo RH, somos hoje uma referência e alternativa aos planos de saúde e ao SUS”, explica a diretora-presidente Jussara, vencedora, em 2011, do Prêmio Empresário Herói, da FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais). “Resgatamos a dignidade e a autoestima do cidadão cansado de filas de espera, consultas atrasadas, corredores lotados e procedimentos sem data e contribuímos para desafogar o atendimento público. Temos beneficiado também pacientes de mais de 70 prefeituras do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba e funcionários de empresas”, conta.

Confiança conquistada

Ao longo de 18 anos, famílias inteiras passaram a se consultar no IME. “Esse tipo de vínculo é a prova do nosso sucesso. E, assim, prevenimos doenças ou as tratamos em seu início, o que, paralelamente, contribui para a economia de gastos pelo sistema público de saúde”, avalia Jussara.

“Eu e toda a minha família somos usuários. Recomendo porque os médicos são competentes e atendem a preço justo”, relata o paciente Ajasio Silveira. “O atendimento é excelente, e as condições financeiras são as melhores para quem precisa de tratamento e não tem convênio”, conta a paciente Maria Amelia Ferreira.

“Somos parceiros do IME nos exames porque acreditamos na importância de satisfazermos a população que realmente precisa desse atendimento e que recorre à clínica para ter um cuidado especial, um custo razoável e um atendimento muito bom”, opina  Paulo César Alves de Souza, 57 anos, fundador da Labormed – Laboratório de Análises e Pesquisas Clínicas.

“O modelo do IME é bem-sucedido porque tem ótima qualidade com preço acessível. É gratificante vermos o paciente satisfeito com a forma respeitosa como ele é atendido”, avalia Doutor Arnaldo Machado Borges do Vale, 31 anos, oftalmologista especialista em glaucoma e cirurgias do olho.

“Ao prestar atenção à população com poucas condições, o IME ocupa um espaço vazio do atendimento da saúde pública. Além disso, os médicos não são pressionados, e isso é muito importante para um trabalho qualificado em saúde. Por tudo isso, há três anos, fechei meu consultório para atuar só aqui”, observa Doutor William Daud, 70 anos, cardiologista.

Nos próximos meses, o IME deve expandir seu atendimento com a criação de uma terceira unidade, em Uberlândia, já em construção, que será maior e equipada com mamógrafo, raio  x, ultrassom e aparelho para densitometria óssea.

IME – Clínica Cidadã – Saúde de qualidade ao alcance de todos.

Tel.: (34) 3253-5353 / 3229-8700

Unidade I – Av. Getúlio Vargas, 521, Centro, Uberlândia (MG)

Unidade II – Rua Arthur Bernardes, 439, Martins, Uberlândia (MG)

ime@clinicacidada.com.br

www.clinicacidada.com.br

www.facebook.com/imeclinicacidada

http://www1.folha.uol.com.br/empreendedorsocial/colunas/2014/03/1423850-clinica-cidada-um-modelo-autossustentavel-no-setor-25.shtml

 

Especialidades: alergia, angiologia, cardiologia, cirurgia cabeça e pescoço, cirurgia plástica, clínica geral, dermatologia, endocrinologia, fonoaudiologia, gastroenterologia, geriatria, ginecologia, homeopatia, infectologia, mastologia, nefrologia, neurologia, nutrição, odontologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia, pediatria, proctologia, psicologia, psiquiatria, radiologia, urologia e reumatologia.

Exames: oferecemos mais de 2000 tipos de exames laboratoriais e de imagem. Descontos de até 70%.

Fontes de informação entrevistáveis:
Jussara Matsuda, oftalmologista, diretora-presidente do IME – Clínica Cidadã.
Massami Matsuda, ortopedista, diretor-clínico do IME – Clínica Cidadã.

Assessoria de imprensa:
Ana Cristina Gouvêa

(34) 3253-5353
ime@clinicacidada.com.br / rh@clinicacidada.com.br